Ficha Técnica

Nota Introdutória


LETRAS E ARTES

Robert Singer, The Murderous Mystique: Naturalism and The Bad Seed
Mário Jorge Torres, Forrest Gump: Um conto da América contado por um idiota, cheio de sons e de fúria, não significando nada
Anabela Branco de Oliveira, Explicação dos Pássaros de António Lobo Antunes e Cinema: relações perigosas, incestuosas ou um casamento de estranhos costumes?
João Ribeirete, A Carta de Manoel de Oliveira. O Tempo esfumado da adptação fílmica
Isabel Maria Capeloa Gil, Schweig und tanze. Textos no Limite da (Re)Presentação. O Gesto e a Palavra no Drama de Hugo von Hofmannsthal, Franz Werfel e Eberhard Pannwitz
Maria Alzira Seixo, Danças com Letras. Intersemioticidade em António Lobo Antunes
Elisabete M. Sousa, A Mão de Mozart
Maria Paula Pires Santos, Michel Tournier: Textos em "fuga"
João Ferreira Duarte, Os tradutores têm corpos? Para uma crítica da "intercultura"
Fernanda Gil Costa, Arquitectura e Estratégias Comunicacionais do Ensaio de Das Passagen-Werk de Walter Benjamin a In 1962 de Hans-Ulrich Gumbrecht
Isabel Pires de Lima, Camilo / Paula Rego: intertextualidades (acerca de Maria Moisés)
Maria Helena Silva, Saramago: Do pictórico e do escrito em Manual de Pintura e Caligrafia
Conceição Pereira, A Visibilidade Descritiva de Ernest Hemingway
Teresa Cid, "The Dead Body of a Little Girl is not a Painting": Reading Katherine Vaz After 9/11
Lourdes Câncio Martins, La mélancolie du géographe: visão e ficção pós-moderna, retrato e teatro de um mundo português
Sílvia Quinteiro, O terror como espectáculo: a exibição do corpo ferido
Maria José Craveiro, Do passado para o presente: a Commedia dell'Arte em Shakespeare e na cultura popular
Ana Isabel Moniz, Horizontes de leitura: Julien Gracq e o Surrealismo
Pedro Valente, As bandeiras e o escudo: palavras feitas de tecido e de metal
Teresa Araújo, "Ilustre Ciudad famosa" e "Aquel rayo de la guerra", procedimentos e efeitos plásticos
Célia Nunes Carvalho, Ceci n'est pas un tableau. O paralelo pintura / escrita na poesia de Apollinaire
Orlanda de Azevedo, Co(m) - Referência? As relações interartes e algumas questões de representação em A Secreta Vida das Imagens (1991), de Al Berto
Carlos Nogueira, Da irreverência como princípio estético ou a poesia de Alberto Pimenta


ESTUDOS

Friedrich Wolfzettel, Victor Hugo et l'Allemagne Romantique: Une vision en profondeur
Hans Ulrich Gumbrecht, Tempo do Espaço