DEDALUS 22 / 23 (2018/2019)
Org. Claudia J. Fischer & Adriana Crespo


Ficha Técnica

Nota Introdutória

Introdução

Índice


PALAVRA - CORPO - MÚSICA / WORD - BODY - MUSIC

David Michael Hertz
Love, the Body and the Dance in the American Songbook (1910-1960)

Pénélope Patrix
The fado singer as a criminal body. A portrait of the fadista in Ramalho Ortigão’s “A criminalidade em Lisboa e o fadista” (1878)

Claudia J. Fischer
Between Intangible and Corporeal: Word, Body and Music in German Romanticism

Ana Cristina Bernardo
O corpo e o pensamento metafórico em Níobe Transformada em Fonte: uma análise para a interpretação

Adriana Crespo
O corpo nas indicações de performance de Erik Satie

Elisabete M. de Sousa
O corpo do virtuoso: quando apresentar é representar

Sara Eckerson
Considerations of the Body in Handel’s Samson (HWV 57):The Body in Performance and the Body at Absolute Distance

Rita Faleiro
A voz e o corpo performativo no “Compendio Musico” de Manoel de Moraes Pedroso

Cristina Costa
Inspirational Value of Cooke’s and Zarlino’s Theories on Emotions in Music

Ana Godinho
La musique avant toute chose

Tânya Marques Cardoso | Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima
As relações entre música, cura e tratamento em História da Loucura de Michel Foucault

Anya Peterson Royce
Balance, Flow, and Space: Michel Fokine, Henri Matisse, Argentine Tango, Balinese Dance

Stuart Blazer
Poems


ESTUDOS / GENERAL STUDIES

Elsa Rodríguez Cidre
‘¡Mi patria en llamas será mi hoguera!’: el fuego y su simbología en Troyanas de Eurípides y la puesta en escena de Szuchmacher (Buenos Aires, 2005)

G.A Powell
Cosmic Transgression

Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
Evolução Semântica e Etimológica do Conceito de “Castelo” em Portugal e a Percepção de uma Imagética Cultural Relativa ao Chamado "Castelo Português"

Lígia Bernardino
Correlações pós-humanistas na era do antropoceno


RECENSÕES / BOOK REVIEWS

Hugo Pinto Santos
Wilhelm Heinrich Wackenroder, Heinrich von Kleist e E.T.A. Hoffmann, Contos Musicais, selecção, tradução, prefácio e notas de Claudia J. Fischer, posfácio de Mário Vieira de Carvalho. Lisboa: Antígona, 2016.

Adriana Crespo
José Gil, Caos e Ritmo. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.

Cristiana Vasconcelos Rodrigues
Isabel Allegro de Magalhães, Transversal mente. Literatura e Música. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2019.

Ana Paula Coutinho
Ana Gabriela Macedo (org.), Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-Colonialidade, Tradução, Arte e Género. V. N. Famalicão: Edições Húmus e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2017.

Isabel Fernandes
Hélia Correia, Um Bailarino na Batalha. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.


Resumos / Abstracts

Notas biográficas / Notes on Contributors



Peer Review Commitee 
Ana Paixão, CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
André Barata, Universidade da Beira Interior
António Rei, Universidade NOVA de Lisboa
Bernardo Palmeirim, Universidade de Lisboa
Carlos Damas, Universidade de Évora
Cristiana Vasconcelos, Universidade de Lisboa
Isabel Hub Faria, Universidade de Lisboa
Ivan Moody, CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Jacopo Masi. Universidade de Lisboa
João Dionísio, Universidade de Lisboa
Johannes Türk, Indiana University
José Gil, Universidade NOVA de Lisboa
José Pedro Serra, Universidade de Lisboa
Lia Tomás, Universidade Estadual Paulista
Manuela Ribeiro Sanches, Universidade NOVA de Lisboa
Manuela Toscano, Universidade NOVA de Lisboa
Mário Vieira de Carvalho, CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Marita Rainsborough, Leuphana Universität Lüneburg
Marta Pacheco Pinto, Universidade de Lisboa
Patricio Ferrari, Brown University
Paula Gomes Ribeiro, Universidade NOVA de Lisboa
Pedro Eiras, Universidade do Porto
Rosana Marreco Brescia, CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Rui Carlos Fonseca, Universidade de Lisboa
Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo
Sofia Frade, Universidade de Lisboa
Susan Brown, Community College Rhode Island