DEDALUS - N.º 22 / 23 - 2018/2019
Org. Claudia J. Fischer & Adriana Crespo


Ficha Técnica

Nota Introdutória

Introdução

Índice


PALAVRA - CORPO - MÚSICA / WORD - BODY - MUSIC

David Michael Hertz, Love, the Body and the Dance in the American Songbook (1910-1960)
Pénélope Patrix, The fado singer as a criminal body. A portrait of the fadista in Ramalho Ortigão’s “A criminalidade em Lisboa e o fadista” (1878)
Claudia J. Fischer, Between Intangible and Corporeal: Word, Body and Music in German Romanticism
Ana Cristina Bernardo, O corpo e o pensamento metafórico em Níobe Transformada em Fonte: uma análise para a interpretação
Adriana Crespo, O corpo nas indicações de performance de Erik Satie
Elisabete M. de Sousa, O corpo do virtuoso: quando apresentar é representar
Sara Eckerson, Considerations of the Body in Handel’s Samson (HWV 57):The Body in Performance and the Body at Absolute Distance
Rita Faleiro, A voz e o corpo performativo no “Compendio Musico” de Manoel de Moraes Pedroso
Cristina Costa, Inspirational Value of Cooke’s and Zarlino’s Theories on Emotions in Music
Ana Godinho, La musique avant toute chose
Tânya Marques Cardoso, Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima, As relações entre música, cura e tratamento em História da Loucura de Michel Foucault
Anya Peterson Royce, Balance, Flow, and Space: Michel Fokine, Henri Matisse, Argentine Tango, Balinese Dance
Stuart Blazer, Poems


ESTUDOS / GENERAL STUDIES

Elsa Rodríguez Cidre, ‘¡Mi patria en llamas será mi hoguera!’: el fuego y su simbología en Troyanas de Eurípides y la puesta en escena de Szuchmacher (Buenos Aires, 2005)
G.A Powell, Cosmic Transgression
Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos, Evolução Semântica e Etimológica do Conceito de “Castelo” em Portugal e a Percepção de uma Imagética Cultural Relativa ao Chamado "Castelo Português"
Lígia Bernardino, Correlações pós-humanistas na era do antropoceno


RECENSÕES / BOOK REVIEWS

Hugo Pinto Santos, Wilhelm Heinrich Wackenroder, Heinrich von Kleist e E.T.A. Hoffmann, Contos Musicais, selecção, tradução, prefácio e notas de Claudia J. Fischer, posfácio de Mário Vieira de Carvalho. Lisboa: Antígona, 2016.
Adriana Crespo, José Gil, Caos e Ritmo. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.
Cristiana Vasconcelos Rodrigues, Isabel Allegro de Magalhães, Transversal mente. Literatura e Música. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2019.
Ana Paula Coutinho, Ana Gabriela Macedo (org.), Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-Colonialidade, Tradução, Arte e Género. V. N. Famalicão: Edições Húmus e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2017.
Isabel Fernandes, Hélia Correia, Um Bailarino na Batalha. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.


Resumos / Abstracts

Notas biográficas / Notes on Contributors